28 de May de 2020

Cisco e OEA financiam projetos de inovação em cibersegurança na AL

A Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Cisco anunciaram a abertura de um fundo de US$ 150 milhões para financiar projetos de inovação na América Latina. O fundo busca fomentar a criatividade e a inovação na execução de projetos de cibersegurança no contexto da pandemia de Covid-19. O processo e os requisitos para submissão de projetos serão anunciados em breve.

Como parte desse esforço, também foi anunciado o lançamento da segunda fase dos cursos de cibersegurança, com o suporte do programa Cisco Networking Academy. Os cursos, que já foram disponibilizados em 2019, agora incluem um programa de distintivo digital que permitirá que os participantes também recebam este reconhecimento após a conclusão bem-sucedida do curso. Esses distintivos são destinados para uso pessoal e profissional nas redes sociais, a fim de ampliar as possibilidades de carreira dos participantes.

A proposta acadêmica de 2020, que estará disponível na América Latina de 13 de maio a 30 de agosto, será composta por dois cursos gratuitos: Introdução à Cibersegurança e Fundamentos da Cibersegurança. O primeiro dará aos estudantes o conhecimento básico de como navegar na internet com segurança, bem como um panorama das oportunidades de carreira nessa área, enquanto o segundo vai explorar mais profundamente aspectos específicos da segurança cibernética, tais como detecção de ameaças e defesa. Os cursos estarão disponíveis em espanhol, português, francês e inglês nesta página.

“Iniciativas educacionais que respondam aos atuais desafios tecnológicos e contribuam para qualificar profissionais de cibersegurança são de máxima importância para o futuro da região e para nossa aspiração de conceder mais direitos a mais pessoas. Essa colaboração entre a OEA e a Cisco é um ótimo exemplo de como os setores público e privado podem, juntos, atender às necessidades de formação continuada e promover as melhores práticas do mercado”, afirma Farrah Urrutia, secretária de Segurança Multidimensional (SSM) da OEA.

“Nossa equipe na Cisco está trabalhando duro para garantir que, mesmo durante este período de incertezas, a aprendizagem e a qualificação não sejam paralisadas”, diz Laura Quintana, vice-presidente e gerente geral da Cisco Networking Academy. “Estamos apoiando milhares de educadores ao redor do mundo que estão adotando o ensino a distância, com o Cisco Webex, e o Cisco Networking Academy está promovendo o acesso on-line inclusivo e global a cursos de TI e cibersegurança a partir de nosso portfólio educacional, abrindo um mundo de possibilidades para as pessoas na economia digital.”

O fundo de inovação e os cursos gratuitos com distintivo digital fazem parte das iniciativas do Conselho de Inovação em Cibersegurança, firmado pela OEA e a Cisco em 2019. A parceria visa a promover recursos educacionais que possam ajudar a corrigir as falhas na qualificação profissional em cibersegurança, além de estimular a adoção de práticas de cibersegurança à luz das demandas por trabalho remoto na região.

Article source: https://tiinside.com.br/15/05/2020/cisco-e-oea-financiam-projetos-de-inovacao-em-ciberseguranca-na-al/

Speak Your Mind

*