13 de November de 2019

Cisco: Wi-Fi 6 já está na América Latina e vai coexistir com a 5G


Marcelo Ehalt, da Cisco Brasil,/ Foto: Cisco

Cancún, México * – O Wi-Fi 6 já é uma realidade na América Latina como a maior evolução em wireless dos últimos dez anos e vai coexistir com o 5G, inclusive no Brasil. É o que prevê o diretor de parcerias da Cisco do Brasil, Marcelo Ehalt, que participa Cisco Live 2019, encontro anual da empresa com seus parceiros da região realizado nesta semana. “Eu diria que são os mundos que vão  coexistir”, afirmou Ehalt.

Segundo o executivo, por meio de parcerias com as grandes operadoras, a estratégia da multinacional é justamente oferecer essa experiência imediatamente. Disse que a coexistência de ambas tecnologias será possível porque as redes de Wi-Fi já estão configuradas e prontas. Para ele, há ainda limitações por conta do fato de que a grande maioria dos dispositivos  não oferece acesso a essa tecnologia. Mesmo assim, a empresa tem atendido pedidos de clientes para os produtos de Wi-Fi 6.

“Uma grande demanda nos próximos anos é a migração das redes de Wi-Fi. É natural. As pessoas veem a nova tecnologia e vão trocando os equipamentos”, comentou.

Infraestrutura para 5G

Ao mesmo tempo, Ehalt afirmou que a empresa tem feito parcerias com as grandes operadoras para começar a montar a infraestrutura necessária para a 5G e aumentar a ofertar de serviços digitais.  “Estamos preparando as redes das operadoras para esse novo mundo”, afirmou.”Com a 5G, vamos ter muito mais inovação nos próximos três anos do que houve nos últimos 20 anos”. E sintetizou que cada vez as operadoras estão se tornando empresas de tecnologia.

Lei de Informática

Na opinião do executivo da Cisco, o Brasil não tem gargalos para o desenvolvimento das novas tecnologias. Evitou comentar os efeitos no setor na indústria de Tecnologia da Informação (TI) por conta da demora do governo brasileiro quanto ao envio de uma medida provisória ao Congresso Nacional para compensar o fim da isenção  ao Imposto de Produtos Industrializados (IPI) que foi condenado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

“Cerca de 50% dos produtos da Cisco vendidos no Brasil são produzidos no próprio país, com a ajuda da Lei de Informática”, destacou, apontando que, em todos os países em que atua, a Cisco procura seguir o marco legal correspondente e fazer as adaptações que sejam necessárias.

*  Jornalista viajou a convite da Cisco

 

Article source: http://www.telesintese.com.br/cisco-wi-fi-6-ja-esta-na-america-latina-e-vai-coexistir-com-a-5g/

Speak Your Mind

*