13 de November de 2019

Fiat Chrysler adota servidores Cisco UCS | Notícias

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) adotou servidores Cisco UCS (Unified Computing System) para trabalhar com o conceito de desktop virtual (VDI, na sigla em inglês). O objetivo com a Cisco foi criar um ambiente capaz de rodar com alta velocidade e performance desenhos pesados gerados e manuseados pelos times de engenharia.

O projeto de data center baseado na plataforma Cisco UCS permitiu redução do tempo total de processamento de dados em softwares de modelagem 3D, reduzindo o processo de 50 para cinco minutos.

A ForceOne, parceira da Cisco, foi responsável pelo projeto juntamente com a FCA.

O desenvolvimento de veículos da Fiat Chrysler Automobiles tem como ponto focal Betim (Minas Gerais), mas o desafio da empresa começava quando esses projetos precisavam ser compartilhados com profissionais de outras unidades, como as de Goiana (Pernambuco), Córdoba (Argentina) e plantas em outros continentes como América do Norte, Europa e Ásia, além de fornecedores. A integração gerava um grande volume de tráfego de dados.

Com isso, a empresa enfrentava desafios como o custo necessário com as conexões que suportassem o volume de dados, além de problemas de performance. Mesmo com rede de alta velocidade, a manipulação dos arquivos tridimensionais não entregava uma boa experiência aos usuários. 

O ambiente de VDI foi pensado para agilizar os processos de desenvolvimento de automóveis, uma vez que os projetos e arquivos de design poderiam ser acessados e manipulados de forma remota. 

Com servidores Cisco UCS, a empresa viu a possibilidade de virtualizar interfaces gráficas (GPUs) NVIDIA de alta capacidade. O foco principal da solução VDI para a FCA são os fornecedores externos, uma vez que a virtualização dos desktops simplifica o processo de conexão, reduzindo os custos envolvidos e aumentando a performance. 

A solução permitiu centralizar o processamento dos sistemas de engenharia no data center da FCA, em Minas Gerais. Atualmente, é possível construir e testar cada uma das mais de 5 mil peças que formam um carro inteiro de forma totalmente virtual. 

Hoje, cerca de 80 funcionários do time da FCA atuam com a solução.

“Ao invés de uma workstation potente e, consequentemente, de custo de aquisição e manutenção mais elevados, os projetos agora podem ser abertos em qualquer equipamento. Dessa maneira, o mesmo notebook usado para ler e-mail ou realizar outra tarefa administrativa pode rodar o trabalho de engenharia”, afirma Anderson Tavares Pereira, especialista em TI voltada para a engenharia do produto.

A ForceOne, parceria da Cisco que atuou no projeto, tem sede em Belo Horizonte. A empresa também atua com marcas como Vmware, Veeam, Microsoft e Citrix.

Article source: https://www.baguete.com.br/noticias/14/10/2019/fiat-chrysler-adota-servidores-cisco-ucs

Speak Your Mind

*