16 de September de 2019

Para reduzir impacto ambiental, CIO da Cisco estuda fechar data centers

Em entrevista ao The Wall Street Journal, a CIO da Cisco, Jacqueline Guichelaar, disse que estuda fechar diversos data centers para transferir as operações para serviços de nuvem pública. A medida tem como objetivo a redução de custos e a diminuição do consumo de energia, impulsionando as práticas de sustentabilidade da empresa.

Guichelaar, que ocupou cargos sênior de tecnologia da Thomson Reuters Corp., Deutsche Bank e outras organizações antes de iniciar seu trabalho na Cisco, em fevereiro deste ano, afirma que uma das suas prioridades é considerar como as operações da empresa afetam o meio ambiente. Para se ter dimensão do impacto, a eletricidade usada por um único data center pode alimentar até 25 mil residências.

É comum que os departamentos de TI desperdicem energia com o superprovisionamento ou com a compra de mais capacidade de computação do que os servidores precisam. Um dos grandes benefícios dos serviços de nuvem pública é que as empresas pagam apenas o que consomem – outro motivo para a iniciativa da CIO. “Questões ambientais e questões de custo às vezes andam de mãos dadas”, explica a executiva.

Atualmente, a Cisco utiliza provedores de nuvem pública não divulgados para algumas atividades e possui 22 data centers em todo o mundo. A expectativa é de que o número seja reduzido em 30% ao longo dos próximos cinco anos.

 

 

Article source: https://cio.com.br/para-reduzir-impacto-ambiental-cio-da-cisco-estuda-fechar-data-centers/

Speak Your Mind

*