16 de September de 2019

Fechar

Tempo de leitura 2 minutos

A Cisco lançou um relatório afirmando que 10% do PIB mundial estará de alguma forma representado em blockchains. Isso significa que alguns trilhões de dólares serão movimentados com essa nova tecnologia.

Grande oportunidade

No seu relatório, a Cisco ressalta que estamos passando por uma mudança para a “era da economia programável”, criando mais eficiência e baixando os custos e riscos de fazer negócios em todo o mundo.

A estrutura aberta, automatizada e descentralizada do blockchain pode contribuir para a criação desse tipo de economia. Foi calculado que pelo ano de 2030 essa automatização poderá gerar em valor cerca de 3 trilhões de dólares.

E o que estamos vendo é a utilização dessa base de dados descentralizada em diversas situações distintas e sendo testada por algumas grandes corporações:

Setores que serão afetados

Muitos setores serão afetados por essa nova estrutura de disposição de dados.

A digitalização de ativos para a criação de cadeias de confiança e movimentação mais rápida desses assets parece ser uma tendência:

“Tecnologias baseadas em blockchain podem criar bases de confiança em empresas por meio da digitalização de processos, tokenização de ativos e codificação de contratos complexos.”

A Cisco mostra que o setor de logística poderia ser afetado pela tecnologia de blockchain, que permite o acompanhamento transparente de toda a cadeia de suprimentos.

Mas não para por aí, o relatório ainda prevê que o blockchain será a fundação ideal para a Internet das Coisas (IoT), eliminando pontos de falha e criando modelos seguros nos quais os dispositivos podem confiar.

Com tamanho nível de digitalização e automação as cidades poderão implementar melhores políticas públicas, reduzir o consumo de recursos e compartilhar dados importantes com terceiros.

Como isso vai acontecer?

A Cisco diz ainda indica qual caminho que essa tecnologia deve tomar para alcançar seu completo potencial:

” para liberar todo o potência [do blockchain], é necessário que ele se baseie em alguns padrões que reúnam as complexas necessidades das empresas”

A interoperabilidade de diferentes blockchains ainda não foi alcançada, um protocolo único ou um padrão global de comunicação ainda necessita emergir para que essa automatização aconteça em níveis globais.

Enfim, se esse caminho for seguido é necessário ainda tomar cuidado com a privacidade dos usuários, o blockchain é apenas a junção de algumas tecnologias, como ele será utilizado depende apenas de nós.

Article source: https://cointimes.com.br/10-do-pib-mundial-estara-em-blockchain-diz-cisco/

Speak Your Mind

*