20 de January de 2019

10 Empregos com mais oferta na área da informática em 2016

O desemprego continua a apresentar números assustadores em Portugal. A área das tecnologias de informação continua a ser uma boa aposta e até 2020 serão precisos 15 mil informáticos só em Portugal.

No entanto, dentro das TI, qual a melhor área para se conseguir emprego em Portugal e no mundo?

tech_00

De acordo com uma lista publicada pela Computerworld UK, com dados relativos a inquéritos feitos a 182 responsáveis pela área das TI no mercado mercado norte-americano, as profissões preferidas para 2016 assentam essencialmente na área da cloud, programação e arquitetura de sistemas.

TOP 10 empregos com mais oferta na área da informática em 2016

1) Arquitetura de TI

De acordo com o estudo, 42% dos responsáveis pela área das TI responderam que vão procurar profissionais nesta área este ano. Basicamente os profissionais que dominam esta área têm conhecimentos ao nível da definição e orientação de projectos.

2) Programadores de aplicações

Sem grandes surpresas, os programadores de aplicações continuam a ser os mais “procurados” nesta área. De acordo com o inquérito realizado, mais de 40% dos responsáveis pela área das TI têm ideias de contratar alguém com este perfil.

3) Gestores de projecto

Os gestores de projecto aparecem na terceira posição com 39%. De referir que esta profissão estava na segunda posição do ranking do ano passado.

4) Big Data

Cada vez mais a procura por profissionais que dominem “novas” áreas tecnológicas tem aumentado. Cerca de 36% dos respondentes vão procurar profissionais com conhecimentos nesta área.

5) Business intelligence/análise de sistemas

Cerca de 34% dos respondentes referiram que vão contratar profissionais com competências na área do Business intelligence/análise de sistemas ou seja, profissionais capazes de trazer “inteligência” e novas estratégias para o segmento dos negócios.

6) Help Desk

Apesar de ser uma função “básica” dentro das muitas profissões que existem na TI, os serviços de Help Desk continuam a ser fundamentais em qualquer empresa. De acordo com o inquérito, 30% dos entrevistados vão procurar profissionais com tais competências.

7) Administrador de base de dados

No caso dos administradores de bases de dados, estes terão uma procura na ordem dos 25%. De acordo com o estudo, é importante que os administradores de base de dados tenham conhecimentos ao nível do Oracle, SQL, DB2 e Hadoop.

8) Administrador na área da segurança

Sem grandes surpresas também aparecem também na lista os administradores dedicados à área da segurança. De acordo com o estudo, a procura vai ser na ordem dos 25%.

9) Cloud/SaaS

A Cloud veio mudar muita coisa no mundo da tecnologia e nesse sentido profissionais que dominem esta área precisam-se! 25 % dos respondentes referiram que vão contratar alguém com este tipo de conhecimentos.

10) Programador para a Web

Por fim e não menos importante estão os programadores para a Web. Apesar da tendência na área da programação estar mais virada para o desenvolvimento de aplicações móveis, os programadores que dominam tecnologias para a Web continuam a ter muitas ofertas de empresa. Segundo o estudo, 24% dos entrevistados diz que pretende contratar profissionais nesta área já este ano.

E está assim definida a lista das 10 profissões na área do TI que terão mais saída em 2016. Todos sabemos que a área das tecnologias não sofre muito com o desemprego mas a verdade é que há áreas com mais saídas que outras.

Article source: https://pplware.sapo.pt/informacao/10-empregos-com-mais-oferta-na-area-da-informatica-em-2016/

Speak Your Mind

*