23 de September de 2017

Costa aceitou viajar a convite da Cisco – Dinheiro – SÁBADO

Enquanto presidente da Câmara de Lisboa, em 2008, António Costa aceitou viajar para Amesterdão a convite da Cisco para ser orador numa conferência da multinacional norte-americana. 

A notícia é avançada pelo jornal Sol este sábado. Segundo o diário, vários altos quadros da autarquia, inclusive o actual primeiro-ministro, aceitaram o convite da Cisco. Contudo, todos os custos – cerca de 1500 euros – foram suportados pela Câmara de Lisboa. Além de Costa, também o actual secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, então vice-presidente do município, viajara para outro evento da Cisco em São Francisco, Estados Unidos, em substituição de Costa. Perestrello garante ao diário que a substituição deveu-se a “questões de agenda”.



No seguimento destas viagens, a autarquia de Lisboa e a multinacional norte-americana firmaram diversas parceiras e contratos de serviços, sobretudo no que toca a tecnologias para cidades inteligentes. Três meses depois da ida a São Francisco, em Maio de 2008, a autarquia e a Cisco anunciaram um protocolo, com a colaboração do Ministério da Educação e da EDP, onde seriam criados projectos para aumentar a eficiência energética, lê-se no comunicado à imprensa da altura. 

Ao Sol, o gabinete do primeiro-ministro confirmou as viagens. “António Costa, enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa, participou em 2008 numa conferência em Amesterdão como orador”, disse fonte oficial do gabinete ao diário. 

A Cisco garante ao jornal Sol que “trabalha em conformidade com as leis anticorrupção em Portugal e em todos os países onde está presente”. “Temos uma longo compromisso para o cumprimentos dos mais elevados padrões éticos de negócios e de confuta profissional”, sublinha fonte oficial da multinacional.

Também viajaram pela Cisco Maria da Graça Carvalho, na altura ex-ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior dos Governos de Durão Barroso e Santana Lopes, e o membro do Conselho de Administração da Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia, Jorge Vasconcelos. 


Article source: http://www.sabado.pt/dinheiro/detalhe/costa-aceitou-viajar-a-convite-da-cisco

Speak Your Mind

*