17 de October de 2017

Cisco Live 2017: IoT salvando vidas!

Este texto inicia uma série que vou publicar sobre a densa experiência que tive ao participar do congresso Cisco Live 2017 na última semana de junho. Já participei de outras edições e cada vez mais a alta tecnologia está direcionando a transformação digital das empresas bem como aplicações bem próximas das pessoas, como é o exemplo de IoT que vou contar com mais detalhes neste texto inicial.

Temas que serão abordados nesta série:

Segurança: o ataque Petya aconteceu exatamente quando eu estava entrevistando Craig Williams “Security Outreach Manager at Cisco” que permitiu explorar bem o assunto bem como as ameaças e formas de defesa.

Intuitive Network: um conceito muito evoluído de como a rede pode ser mais abrangente e ao mesmo tempo auto gerenciada em função do contexto e ações em curso. Extremamente interessante e inovador.

Catalyst 9000: uma nova família de switches que amplia muito a capacidade da rede por meio de aplicações que são executadas na nova plataforma, segurança, redundância, desempenho e resiliência.
IoT em sua mais nobre aplicação – salvar vidas humanas

Confesso que quando tive contato com o conceito de IoT bem no seu começo, achava que era uma ótima solução, mas ainda em busca de um bom problema. Uma geladeira que faz pedidos para o supermercado para reposição de alimentos para mim não tinha o apelo proporcional ao alarde que fora feito em relação a esta tecnologia. Mas fiquei convencido quando as aplicações industriais apareceram, ou melhor, se consolidaram, já que monitorar processos de fabricação sempre foi feito. Mas com aplicação da tecnologia IoT ficou muito mais simples consolidar, acompanhar, analisar e tomar decisões praticamente em tempo real na linha de produção.

Vejo que há três componentes distintos no universo da Internet das Coisas, o lado da infraestrutura (conectividade/segurança), dos sensores e das aplicações. Coordenar a comunicação com dezenas, centenas ou milhares de sensores não é tarefa simples, ainda mais com os aspectos de segurança envolvidos. Este é o lado de expertise da Cisco, que com sua larga experiência em networking, aprofundou e desenvolveu o complexo lado de gerenciamento e comunicação com os sensores. Isso é vital para que aplicação de todo tipo de seja construída.

Portanto não só a importante infraestrutura, nem só os sensores ou a aplicação que interpreta e analisa os dados que importam, é o conjunto que torna as possibilidades do IoT virtualmente infinitas! A Cisco apresentou um documentário ainda de circulação restrita chamado “Detected”, cujo efeito foi para mim estarrecedor pela importância e da beleza de uma brilhante aplicação de IoT. Emocionante.

Essencialmente trata-se de um estudo, em fase avançada, para utilização de um sistema totalmente novo para detectar nas mulheres, de forma precoce alterações nos seios que permitam diagnóstico de tumores. As mulheres sofrem muito com os exames de mamografia porque é incômodo, por vezes dolorido e mesmo assim conseguem apontar tumores já existentes que tenham dimensões acima de certo tamanho. Mulheres com mamas mais densas têm menos de 48% de chance de terem tumores malignos detectados! A tecnologia mostrada no “Detected” consiste da aplicação de uma peça de vestuário, semelhante a um sutiã, que contém um conjunto de sensores. Assim variáveis como temperatura são acompanhadas ao longo do dia.

No final os dados são coletados e processados. Estudos já mostraram que em mamas mesmo no começo do processo do desenvolvimento de tumor, um padrão diferente de temperatura circadiana (ao longo de um dia) são observados. Isso permite a identificação de processos tumorais antes deste ser visível na mamografia. Isso tem valor incalculável já que o câncer de mama é dos que mais têm taxa de sucesso em função de detecção precoce!! Isso SALVA VIDAS!! Graças à convergência de tecnologias em torno do IoT e tenazes médicos pesquisadores, este valioso recurso está por chegar ao alcance de todas as mulheres! E penso que abre um novo caminho na medicina preventiva que pode vir a se estender para outras áreas!

O trailer deste vídeo pode ser visto aqui.

iframe width=”610″ height=”340″ src=”https://www.youtube.com/embed/SIT_jt1k9fc” frameborder=”0″ allowfullscreen/iframe
Trailer do video “DETECTED”

A Cisco fez a pré divulgação deste vídeo para um grupo de jornalistas durante o Cisco Live 2017. A empresa apoiou a criação do vídeo, mas não é um desenvolvimento da Cisco e sim de um grupo de brilhantes médicos cientistas.  Esta e várias outras ações estão conectadas por meio do programa CSR – Corporate Social Responsability que segundo a empresa “Nossos programas de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) aceleram a resolução global de problemas por meio da nossa tecnologia e experiência para impactar positivamente as pessoas, a sociedade e o planeta”.

Na sequência publicarei os artigos sobre os outros temas de destaque do Cisco Live 2017.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Article source: http://www.itforum365.com.br/blogs/xando-avaliacoes-e-opinioes/cisco-live-iot-salvando-vidas

Speak Your Mind

*