20 de September de 2021

Acordo entre Cisco e Senai-SP promovem e aceleram a digitalização da Indústria – Inforchannel

A Cisco e o Senai-SP anunciam parceria e iniciativas para o desenvolvimento, modernização e Transformação Digital da indústria brasileira. O acordo inclui o desenvolvimento de projetos com foco em áreas como Automação industrial, Indústria 4.0, Telecomunicações, 5G e Segurança Cibernética.

A Cisco acredita no potencial da Indústria nacional para o Brasil avançar ainda mais em sua digitalização, por isso um dos pilares do programa Cisco Brasil Digital e Inclusivo é apoiar o desenvolvimento do setor no País. O acordo com o Senai-SP reforça o compromisso da Cisco em promover a formação e capacitação profissional, incentivar a inovação e promover a adoção de tecnologias habilitadoras para a Quarta Revolução Industrial.

Uma das iniciativas da parceria é a implantação de soluções de comunicação, conectividade e ciberseguranca no Senai Indústria 4.0 OpenLab, laboratório desenvolvido para auxiliar e acelerar a capacitação de profissionais nas metodologias e tecnologias de suporte à Industria 4.0. Com isso, estudantes e empresas podem ver na prática a integração de Tecnologias de Informação e Automação em uma planta industrial real e viva. O OpenLab está localizado em São Caetano, São Paulo, e a iniciativa também permite o acesso remoto ao laboratório por outras unidades do Senai-SP ou mesmo da casa de alunos e professores, por meio do uso de ferramentas de colaboração e acesso remoto com segurança. A implementação das soluções foi realizada em conjunto com a Nexa, parceria de negócios da Cisco e integradora de soluções de TI e Automação.

Outra iniciativa da Cisco e Senai-SP é a realização de estudos de maturidade em Indústria 4.0, baseados na metodologia desenvolvida pela Vdma – Mechanical Engineering Industry Association, que serão conduzidos em um conjunto de empresas brasileiras, permitindo não apenas identificar o estágio atual da adoção das práticas e tecnologias da Indústria 4.0, mas desenhar um plano de ação para a Transformação Digital destas companhias.

A Cisco e o Senai-SP já estão trabalhando para fortalecer o ecossistema de inovação e desenvolver o empreendedorismo brasileiro com o Programa de Inovação Aberta em Indústria 4.0. Lançado em janeiro deste ano como parte do Cisco Brasil Digital e Inclusivo, o Programa selecionou cinco startups com projetos de tecnologias para indústria 4.0, que atualmente estão em processo de aceleração e mentoria, nas área de otimização do processo produtivo, manutenção prescritiva e redução de riscos.

Com a educação profissional em seu DNA, o Senai-SP também é um grande parceiro do programa de educação e empregabilidade, Cisco Networking Academy, beneficiando mais de 3,8 mil alunos em todo o Estado desde 2017. O Senai-SP tem trabalhado ainda com a Cisco para capacitar profissionais em ciberseguranca, sendo um dos parceiros do programa CiberEducação da Cisco do Brasil.

“A Transformação Digital da indústria vai além da adoção de tecnologias habilitadoras para o que chamamos de indústria 4.0. Ela inclui também investimentos em inovação, a transformação de processos e, principalmente, a transformação de pessoas”, afirma Ricardo Mucci, diretor-geral da Cisco do Brasil. Estamos muito animados com a parceria com o Senai-SP para apoiar o desenvolvimento, modernização e transformação da indústria brasileira”, completa.

“Esta parceria é a oportunidade de aproximar ainda mais os universos de tecnologia de Automação da indústria com tecnologia de informação, além de amplificar a discussão sobre temas como Segurança Cibernética, 5G e Wi-Fi6 nos ambientes industriais como plataforma para a digitalização. É preciso democratizar o acesso e acelerar a adoção destas tecnologias em toda indústria, avançando assim na transformação digital do setor”, afirma Rodrigo Uchoa, diretor de Transformação Digital da Cisco do Brasil.

Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP, afirma que a parceria com a Cisco, uma empresa de classe mundial, abre oportunidades para as indústrias de São Paulo e do Brasil trabalharem na vanguarda da inovação, conectividade e cibersegurança, “as ações com a Cisco trazem força, velocidade e segurança para atuarmos em nossa principal missão: desenvolver capital humano e apoiar de maneira inovadora a transformação digital da indústria”, completa.

Serviço

http://newsroom.cisco.com

5G e segurança cibernética

Cisco

indústria 4.0

Nexa

Ricardo Mucci

Rodrigo Uchoa

Senai-SP

telecomunicações


Amplia a abertura de vagas para profissionais de TI com menos experincia


Riachuelo viabiliza projeto de Transformao Digital com a Capgemini


ABREE far segunda coleta de produtos na 11 Virada Sustentvel


Amplia a abertura de vagas para profissionais de TI com menos experincia


Riachuelo viabiliza projeto de Transformao Digital com a Capgemini


ABREE far segunda coleta de produtos na 11 Virada Sustentvel


Em parceria com grandes artistas, Trend Micro transforma dados de cibersegurana em arte


Engineering lana oferta para jornada de adequao  LGPD


Dlar pode ultrapassar os seis reais, alerta especialista


Em parceria com grandes artistas, Trend Micro transforma dados de cibersegurana em arte


Engineering lana oferta para jornada de adequao  LGPD


Dlar pode ultrapassar os seis reais, alerta especialista

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.


Edio do ms

Leia nesta edição:

Leia nessa edio sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edio sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edio sobre setorial | sade

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edio sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 – Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Article source: https://inforchannel.com.br/2021/07/07/cisco-e-senai-sp-anunciam-parceria-para-promover-e-acelerar-a-digitalizacao-da-industria/

Speak Your Mind

*